Categoria: Artigos
-

O papel do mentor em empresas familiares em processos de sucessão
Processos de sucessão em empresas familiares sempre reservam um grau de complexidade importante e por esta razão merecem cuidado e atenção. De empresa para empresa muda a intensidade da complexidade. Quando a sucessão envolve herdeiro ou herdeiros, a atenção deve ser redobrada e um mentor junto ao herdeiro ou herdeiros poderá ser um efetivo facilitador.…
-

Segurança Cibernética para PMEs: Conscientização como Pilar de Gestão de Riscos
Por Marcos Nassutti, Alvaro Igrejas e Antonio Almeida O alerta da Kaspersky, de 30 de junho de 2025, expõe uma realidade incontornável: 8,5 mil usuários de PMEs sofreram ataques cibernéticos este ano, com malwares disfarçados de ferramentas como Zoom, Microsoft Office e serviços de IA como ChatGPT. Para conselheiros de administração, a mensagem é inequívoca:…
-

Governança Corporativa e a Caverna de Platão
Ricardo Maltz, ME., “Mestre em Gestão Empresarial” pela FGV-EBAPE, MBA em “Finanças e Gestão Empresarial” pela FGV, “Pensamento Estratégico” pela University of Cambridge, “Marketing Estratégico” pelo Insper, “Conselheiro na Prática e Governança de A-Z” pela Legado e Família, Consultor e Membro de Conselhos Consultivo e Fiscal de Empresas Em ‘O Mito da Caverna’, Platão descreve…
-

Paradigma da Empresa x Paradigma da Família e a Sucessão em Empresas Familiares:Fatores que Obstaculizam o Processo Sucessório e Colocam em Risco a Perenização da Empresa
Ricardo Maltz, ME., “Mestre em Gestão Empresarial” pela FGV-EBAPE, MBA em “Finanças e Gestão Empresarial” pelaFGV, “Pensamento Estratégico” pela University of Cambridge, “Marketing Estratégico” pelo Insper, “Conselheiro naPrática e Governança de A-Z” pela Legado e Família, Consultor e Membro de Conselhos Consultivo e Fiscal de Empresas Os números causam apreensão. Aproximadamente 70% das empresas familiares…
-

Mulheres em conselhos de administração: desafios da renovação
CONTEXTO: Levantamento conduzido pela consultoria de gestão organizacional Korn Ferry aponta que dificuldades para cultivar conexões profissionais e julgamentos desfavoráveis são os principais obstáculos para que as mulheres ocupem mais espaço nos conselhos de administração de empresas. A pesquisa foi divulgada no site da CNN Brasil. Nada poderia estar mais correto do que a matéria…
-

Saúde mental de empreendedores: ‘maratona numa montanha-russa’ precisa de energia
CONTEXTO: De acordo com o estudo “Saúde e performance das pessoas empreendedoras”, conduzido pela Endeavour Brasil, 94,1% dos empreendedores já vivenciaram ao menos uma condição adversa de saúde mental. A ansiedade é a mais frequente (85%), seguida de burnout (37%), ataques de pânico (22%) e depressão (21%). O tema foi abordado em matéria do portal…
-

O equilíbrio entre os avanços da IA e os impactos ambientais
Um recente artigo do Financial Times destaca o consumo de água das Big Techs para resfriar seus datacenters, devido aos computadores utilizados em serviços de inteligência artificial (IA). Essas empresas aumentaram substancialmente o uso de energia e água a fim de resfriar os datacenters, levantando preocupações sobre os impactos ambientais do boom da IA. Durante…
-

Impactos do veículo elétrico na indústria automobilística brasileira
A transição do veículo movido a combustão interna (MCI) para o elétrico traz uma série de desafios fundamentais para o futuro da indústria automobilística no país. A partir de uma aplicação concreta do método Global Business Network (GBN) para construção de cenários (Schwartz, 2000), e tendo como horizonte a evolução do setor para os próximos…
-

Empresas familiares: buscando soluções para a sucessão
CONTEXTO: Conforme noticiado pela Bloomberg Línea, estudos recentes apontam que empresas familiares de todo o mundo enfrentam crises por causa da falta de herdeiros para assumir cargos de liderança, o que dificulta o processo de sucessão. Na Europa, pesquisas apontam que apenas 43% das empresas familiares tendem a transferir o controle acionário para herdeiros. Além…
-

Será o fim do ESG? Como protegeremos o planeta em que habitamos?
CONTEXTO: Em março, o jornal Valor Econômico noticiou que a gestora de recursos BlackRock, uma das grandes responsáveis por tornar o termo ESG valorizado entre investidores do mundo todo, havia anunciado mudanças quanto à adoção de conceitos ligados à sigla – o termo passaria a ser tratado como “investimentos de transição”. O anúncio soou como…