Categoria: Sustentabilidade
-

O equilíbrio entre os avanços da IA e os impactos ambientais
Um recente artigo do Financial Times destaca o consumo de água das Big Techs para resfriar seus datacenters, devido aos computadores utilizados em serviços de inteligência artificial (IA). Essas empresas aumentaram substancialmente o uso de energia e água a fim de resfriar os datacenters, levantando preocupações sobre os impactos ambientais do boom da IA. Durante…
-

Será o fim do ESG? Como protegeremos o planeta em que habitamos?
CONTEXTO: Em março, o jornal Valor Econômico noticiou que a gestora de recursos BlackRock, uma das grandes responsáveis por tornar o termo ESG valorizado entre investidores do mundo todo, havia anunciado mudanças quanto à adoção de conceitos ligados à sigla – o termo passaria a ser tratado como “investimentos de transição”. O anúncio soou como…
-

Greenwashing | Errado ou falso? Há diferença quando se trata de informação relevante?
CONTEXTO: Para 98% dos brasileiros entrevistados na Pesquisa Global com Investidores, da PwC, existe greenwashing em relatórios corporativos de sustentabilidade. A “lavagem verde”, em tradução livre, refere-se à divulgação de informações falsas sobre o tema. O levantamento, que ouviu aproximadamente 340 investidores e analistas, foi notícia no Estadão e em outros veículos da mídia. Entendo,…
-

A aplicação pragmática das normas de sustentabilidade
CONTEXTO: As novas normas para divulgação de iniciativas de sustentabilidade de companhias abertas, fundos de pensão e securitizadoras, anunciadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em outubro de 2023, proporcionam um novo cenário de atuação para as empresas e estabelecem novas realidades no âmbito da governança. Saiba a opinião de Antonio Almeida S. Junior, sócio…
-

Resolução nº 193 da CVM, os Conselhos e a realidade brasileira
CONTEXTO: A Resolução nº 193 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dispõe sobre relatório de riscos ESG que, a partir de 2026, será obrigatório para companhias abertas. O documento estará disponível em 2024, ainda em caráter voluntário, para empresas com ações negociadas na bolsa de valores, bem como para fundos de investimento e securitizadoras que…
-

Governança Corporativa e política de preços da Petrobras: os dois lados da balança
A Petrobras é uma empresa de capital misto, em que o acionista majoritário é o governo federal, e tem ações negociadas na bolsa de valores – portanto, com diversos acionistas minoritários. Dessa forma, tanto a Direção da Petrobras quanto seu Conselho de Administração devem ter uma preocupação perene com uma Governança Corporativa robusta, bem estruturada,…